Uma Páscoa à portuguesa, com certeza!

editor
Páscoa

Em Portugal, a Páscoa é uma data importante em que se celebram costumes religiosos, e se aproveita para estar com a família e amigos, apreciando os mais deliciosos e tradicionais sabores desta época que tão bem a caracterizam.

E como gostamos de oferecer boas dicas para estes momentos festivos, tens então à tua disposição uma seleção de pratos e doces para um santo (e saboroso!) domingo de Páscoa!

 

Pão recheado

Pão recheado 

Para iniciar a tão festiva refeição de Páscoa, este petisco oferece a toda a família uma verdadeira experiência gastronómica: falamos do pão caseiro recheado! O pão caseiro é aberto, sendo-lhe retirado todo o miolo, que se leva depois a tostar no forno, e recheado com uma mistura de fiambre, linguiça e queijo. Um belo pitéu!

 

Cabrito assado

Cabrito assado

Uma receita saborosa e reconfortante para apreciar em família é o cabrito assado! Preparado no forno, o cabrito é temperado com alho, louro, vinho branco e tomilho e depois servido com batatinhas assadas e legumes à escolha que, cá por nós, seriam uns bons espinafres salteados.

 

Ensopado de borrego

Ensopado de borrego 

O borrego é por excelência a carne mais apreciada na Páscoa, e o ensopado de borrego - prato tradicional do Alentejo - é a melhor forma de o cozinhar! Confecionado com temperos fortes como o alho, o louro, o colorau e a malagueta, o borrego é servido num prato sobre fatias de pão, para que estas retenham todo o sabor do delicioso caldo.

 

Folar gordo

Folar gordo

Maior símbolo da gulodice pascal é o tão popular folar que pode ser experimentado nas variantes doce e salgada. O folar salgado consiste num massa feita à base de farinha, ovos, leite, manteiga e azeite, que é depois envolvida em bocados de carnes variadas, sobretudo porco, presunto, chouriço e salpicão. Não conheces? Então não esperes pela próxima Páscoa para experimentar este manjar.

 

Folar doce

Folar doce

Já o folar doce consiste numa massa preparada com farinha, ovos, leite, azeite ou banha, açúcar e fermento, temperado com canela e erva-doce. Dependo do gosto de cada um, o folar doce pode, ou não, ter um ovo cozido no centro e uma consistência mais seca ou mais húmida se for envolvido em camadas de açúcar, como se é o caso do afamado Folar de Olhão.

 

Amêndoas

Amêndoas

Lisas, cobertas com açúcar, com chocolate, com licor… São mais que muitas as variedades de amêndoas que adoçam a Páscoa dos portugueses. E sabias que, em Portugal, é costume de Páscoa os padrinhos oferecerem um saquinho de amêndoas aos seus afilhados? E que doce oferta, diríamos nós!

 

Ovos de chocolate

Ovo de chocolate

Para além das amêndoas, as crianças também anseiam a chegada do domingo de Páscoa para receber ou fazer uma caça aos ovos da Páscoa. Feitos com chocolate, os ovos trazem habitualmente um brinde no seu interior para alegria dos mais pequenos.

 

Pão-de-ló da Páscoa

Pão-de-ló

Os entendidos dizem que um verdadeiro pão-de-ló da Páscoa leva apenas açúcar, ovo, farinha e raspas de limão ou um pouco de canela. E tu não achas que é esta a melhor maneira de acabar uma refeição?

 

Em Portugal, existem várias tradições para celebrar a Páscoa. E tu, como costumas passar este dia?