Os melhores produtos da época para experimentares nesta primavera

editor

O mês de março está a chegar ao fim, mas a primavera ainda agora começou! Para celebrar a entrada desta estação nada melhor do que mostrarmos alguns dos produtos mais frescos que estão prontos a serem utilizados em todas as tuas receitas.

Entre frutas e legumes, damos-te ideias para pratos e sobremesas tipicamente portugueses para experimentares nesta primavera 2015.

 

Ervilhas

Ervilhas

Em grão ou em vagem, a ervilha pode ser consumida numa grande variedade de pratos, especialmente em sopas, guisados e saladas. Salteadas ou cozidas, fazem também um ótimo acompanhamento para pratos de carne ou peixe.

 

Ervilhas com ovos

Ervilhas com ovos

As ervilhas com ovos são um prato tipicamente algarvio, muito consumido na primavera, altura e local onde existe grande abundância de ervilhas. Trata-se de um simples e delicioso estufado de ervilhas com pedacinhos de chouriça e toucinho, onde são depois escalfados os ovos. Uma delícia!

 

Couve lombarda

Couve lombarda

Embora se apresente na forma de um repolho, a couve lombarda distingue-se desse legume por possuir folhas frisadas de cor esverdeada mais escura.

Este ingrediente é essencial na gastronomia portuguesa por integrar o afamado “Cozido à Portuguesa” e também uma grande variedade de sopas e gratinados.

 

Salsichas enroladas em couve lombarda

Salsichas enroladas em couve lombarda

Neste prato simples, mas de sabores fortes, as salsichas são enroladas em folhas de couve lombarda e depois cozinhadas num maravilhoso refogado de tomate, azeite, louro e vinho branco. Para acompanhar, um simples arroz de cenoura é suficiente para fazer desta uma refeição a não perder!

 

Rabanete

Rabanete 

O rabanete é um legume de sabor ligeiramente picante, originário da região mediterrânea. A sua raiz apresenta-se como um bulbo comestível de cor vermelha. O rabanete deve ser consumido cru, como entrada, ou em saladas frias.

 

Salada de rabanete

Salada de rabanete

Em saladas, o rabanete brilha como um legume fresco, de sabor intenso, que quando combinado com folhas verdes, como a alface e a rúcula, e com temperos como o azeite e o vinagre, é perfeito para dar vida e frescura à tua refeição.

 

Pinhão

Pinhão

Do pinheiro caem as pinhas, e dentro destas encontramos os pequenos pinhões, sementes de formato oval, textura macia e sabor semelhante à amêndoa.

Em Portugal, os pinhões são consumidos como snack ou inseridos em pratos de carne, saladas, molhos ou bolos. E para os obteres basta secar as pinhas ainda verdes para que estas amadureçam e deixem cair os belos pinhões.

 

Tarte de pinhão

Tarte de pinhão

Uma deliciosa utilização do pinhão é nesta decadente sobremesa em que a massa de tarte é recheada com os pinhões previamente cozinhados em manteiga, leite e açúcar. Para além de ser um doce diferente, esta tarte é bastante popular na cidade alentejana de Alcácer do Sal. 

 

Laranja

Laranja

Fruto da laranjeira, a laranja é um citrino muito comum e apreciado em Portugal. De sabor que varia entre o doce e o levemente ácido, a laranja pode ser consumida fresca, em molhos, sobremesas, marmeladas e em pratos de carne.

 

Sorbet de laranja

Sorbet de laranja

Com a chegada da primavera, chegam também as temperaturas mais agradáveis, ficando a apetecer uma sobremesa mais fresca. O sorbet de laranja oferece uma sensação de frescura e saciação, tanto pela forma como é preparado - apenas com água e açúcar -, bem como pelo sabor desta fruta que, como se diz, é da época!

 

Também gostas de utilizar produtos da época nos teus cozinhados? Partilha connosco as tuas receitas de primavera!