Frutas das quais podes – e deves! – abusar em abril!

editor

Consideras-te um amante da fruta? Não te imaginas a passar um dia sem comer uma única peça de fruta que seja? Se cima tua resposta às últimas duas perguntas foi positiva, então este artigo é definitivamente para ti!

Estamos em abril, em plena estação primaveril, e as frutas da época começam a aparecer, muito frescas, maduras, coloridas e prontas a serem comidas ao natural ou inseridas nas mais variadas receitas. 

Fica a conhecer as frutas mais populares da época, em Portugal, e algumas formas de as aproveitares ao máximo!

 

Ananás

Ananás 

Quando maduro, o ananás é uma fruta muito doce e sumarenta, pronta a ser utilizada seja num simples sumo de frutas, num bolo, a acompanhar pratos de carne ou mesmo num delicioso cocktail como a Piña Colada.

Sabias que a Piña Colada é, desde 1978, a bebida nacional de Porto Rico?

 

Banana

Banana

Falando a verdade, a banana é uma fruta que nos acompanha o ano inteiro, mas achámos que merece um destaque especial em abril. Muito rica em potássio e magnésio, a banana é uma fruta muito doce, consistente e versátil. Sim, versátil porque pode ser frita, servida com gelado ou chocolate, como aperitivo seco, utilizada na elaboração de pão ou bolos, e também para acompanhar pratos de carne.

Sabias que uma forma simples e rápida de comer banana é desidratá-la no forno? A fruta em rodelas fica estaladiça e é um snack saudável para o dia-a-dia.

 

Limão

Limão

Sabemos muito bem que o limão não é particularmente doce, mas não deixa de ser uma fruta muito utilizada em sobremesas e em variados pratos, sendo um ingrediente especial, seja utilizado o seu sumo, as suas raspas ou pedaços da sua casca. E, para os dias mais quentes, uma limonada fresca é a cura perfeita para o calor!

 

Maçã

Maçã

“Se comesses uma maçã por dia, nem sabes o bem que te fazia!”

Com imensas variedades, a maçã é uma fonte muito rica de vitaminas, potássio e magnésio, componentes essenciais para a saúde do nosso corpo. 

A maçã é um snack perfeito para qualquer altura do dia mas se o que estás a precisar é mesmo de uma doce sobremesa recomendamos uma boa maçã assada apenas com um pouco de açúcar ou uma deliciosa tarte de maçã.

 

Nêspera

Nêspera

A nêspera é uma fruta exclusiva dos meses de abril e maio. De origem asiática, as nespereiras foram introduzidas na Europa como árvores ornamentais, desenvolvendo-se depois o uso como árvores de fruta na zona mediterrânica.

E para as aproveitares ao máximo neste período tão curto, porque não experimentares fazer um doce de nêspera que te dure o ano inteiro? Vai por nós, não te vais arrepender!

 

Tangerina

Tangerina

Geralmente mais doce que a laranja, a tangerina tem também altos valores de vitamina C e minerais como o potássio. Para aproveitar todo o seu sabor cítrico e frescura, parece-nos bem que agora no mês de abril aproveites tudo o que esta fruta tem para te dar, utilizando-a em sumos, comendo-a ao natural ou inserindo-a em fantásticas e inovadoras sobremesas.

 

E tu? Diz-nos quais as tuas receitas ou formas preferidas de utilizar estas e outras frutas da tua preferência.