10 empresas inovadoras em Portugal

editor
Inovações em Portugal

Portugal, um país feito de ideias e de pessoas empreendedoras e visionárias, oferece, a cada esquina um novo sabor, um novo saber, um novo lugar para conhecer, uma nova atividade ao ar livre e também novos conceitos gastronómicos.

Este é o nosso top 10 de produtos inovadores do setor alimentar, que surgem para nos impressionar e abrir não só as papilas gustativas como também os nossos horizontes ao nível gastronómico!

 

1. Yonest

Iogurte Yonest 

Inspirada na receita original de iogurte grego, a Yonest produz um iogurte português 100% natural sem a adição de conservantes ou corantes. A marca portuguesa pretende posicionar o seu iogurte grego no patamar dos snacks salgados, tendo inventado um iogurte com atum. Nesta cozinha, as ideias para novas receitas não param! Atualmente é o iogurte grego de Maçã Assada à Portuguesa que está no top das preferências Yonest. 

 

2. meia.dúzia

Compotas meia.dúzia

A marca meia.dúzia pretende surpreender com sabores únicos e portugueses numa embalagem pouco convencional. A ideia de servir compotas em tubos surgiu da pintura. Inspirada nos tubos de tinta, a marca criou uma paleta de cores com tons de frutas e de paladares como Vinho do Porto, abóbora, amora, pera rocha e groselha.

O conceito de packs de seis tubos permite que as pessoas os levem para casa, para o trabalho, para a escola, para uma viagem ou oferecer aos amigos e familiares.

 

3. _STUFA 

Kit _STUFA

A _STUFA redesenhou por completo a ideia que temos da jardinagem, tornando a experiência de semear, cuidar e utilizar as nossas próprias ervas aromáticas em casa, mais prática, funcional e divertida.

Num kit _STUFA de manjericão, salsa e coentros, para além de um design bem pensado, podemos encontrar um livrinho com a informação essencial para começar a plantar, para além das sementes e identificadores em madeira que ajudam a identificar as suas ervas.

 

4. Quinta do Barranco Longo 

Vinho Quinta do Barranco Longo

A Quinta do Barranco Longo produz e comercializa vinhos tranquilos e vinhos espumantes, apostando na evolução tecnológica com métodos enológicos inovadores e de vanguarda.

A empresa conta com uma equipa jovem e qualificada em áreas tão diversificadas como a Gestão, a Biotecnologia e a Engenharia Agrícola, que trabalham para o aperfeiçoamento e desenvolvimento tecnológico do produto e da adega.

 

5. Beesweet 

Mel Beesweet

A paixão pelo mel e pelas abelhas foi o fator que influenciou o desenvolvimento deste produto inovador. A Beesweet apresenta no mercado um novo mel, cru, naturalmente aromatizado com sabores cítricos ou sabores mais quentes.  

Este novo mel é comercializado numa embalagem esteticamente inovadora, apaixonante, leve, ergonómica e fácil de utilizar.

 

6. Cerveja Sovina 

Cerveja Sovina

A Cerveja Sovina foi a primeira cerveja artesanal produzida em Portugal. Desde 2011 no ativo, esta marca conta já com 5 tipos de cerveja produzidos regularmente e ainda algumas edições especiais.

Esta é uma cerveja genuína produzida a partir de métodos artesanais e elaborada unicamente com água, malte, lúpulo e levedura, sem corantes nem conservantes, seguindo com rigor as receitas tradicionais.

 

7. Gelados Resvés 

Gelados Resvés

Esta geladaria situada no coração de Campo de Ourique oferece uma lufada de ar fresco aos locais através dos seus gelados artesanais, crepes, bolos caseiros, chás e cafés.

A Gelados Resvés propõe gelados muito para além das variedades que normalmente encontramos pelas ruas. Poejo, eucalipto, alfarroba, rosas, queijo de figo e manjericão são exemplos dos sabores oferecidos pela marca. E como está aberta o ano inteiro, em alturas mais frias a empresa oferece também crepes salgados de sabores bastante originais, entre eles o de bacalhau com pimento, o de cogumelos com caju ou o de morcela com ananás. Uma experiência de paladares e texturas a não perder!

 

8. Sharish Gin 

Sharish Gin

O gin Sharish, produzido apenas com ingredientes portugueses, é lentamente destilado no Alentejo, tendo assim marcado o mercado do gin em Portugal..

O Sharish Gin parte de uma receita local de ingredientes tradicionais como o zimbro, as sementes de coentros, a lúcia-lima fresca e a casca de laranja e de limão. A assinatura e carisma deste gin acentuam-se devido à presença da maçã bravo de Esmolfe, uma maçã de Denominação de Origem Protegida.

 

9. Cone à Portuguesa 

Cone à Portuguesa 

A missão da Cone à Portuguesa é a de revolucionar a forma como apreciamos e experienciamos a nossa maravilhosa gastronomia. Os cones feitos com massa de pão apresentam-se como formato inovador de servir a tão tradicional comida portuguesa, oferecendo os sabores regionais de sempre numa original versão take-away .

A comunicação do restaurante conjuga também o humor popular com a tradição da gastronomia, brincando com frases do género “Um cone por dia nem sonhas o bem que te fazia…” e apelidando os cones como “Cone Traquina” e “Cone do Quintal”.

 

10. Talho Vegetariano 

Talho Vegetariano 

O Talho Vegetariano pretende revolucionar a realidade vegetariana em Portugal, importando produtos alimentares inovadores. Confecionados à base de tremoço e soja, estes produtos apresentam a mesma aparência, textura e sabor da carne, sendo também confecionados como se de carne se tratasse, com o objetivo de atraírem uma nova gama de apreciadores.

Com este negócio inovador em Portugal, a missão do Talho Vegetariano é promover um estilo de vida mais saudável, disponibilizando uma alternativa sustentável à carne animal, com produtos vegetarianos de alta qualidade.

 

Estas foram as nossas 10 escolhas de empresas inovadoras. Se conheces mais alguma, partilha connosco num comentário!